terça-feira, 5 de abril de 2011

Dificuldade para manter o foco? Talvez um tomate resolva

Vamos ser sinceros consigo mesmo, por mais prazeroso e emocionante que seja o desenvolvimento de softwares, existem momentos que deixam esta arte um tanto quanto chata e sem emoção, como por exemplo desenvolver soluções para atender aquelas legislações complexas que nem mesmo um contador consegue nos prestar consultoria. Nestes momentos nos deparamos com um problema muito sério, a perda da concentração, o que nem preciso dizer o quanto isto é ruim. Para isso acontecer não é preciso muito, basta você estar cansado ou sem motivação. Nestas situações qualquer atualização de rede social ou serviço de mensagem instantânea já é motivo para se desligar totalmente do raciocínio atual, resultando em atrasos e tornado o problema cada vez mais chato e complicado de resolver. Para algumas pessoas, esse desvio de atenção ocorre mesmo em projetos mais envolventes.

Sendo assim, a pergunta é: Como posso evitar os meus desvios de atenção?. Pois bem, existe uma técnica criada na década de 80 que defende a idéia que, algumas pausas durante as atividades podem melhorar a sua agilidade mental, está técnica se chama Pomodoro Technique ou técnica do tomate. E como isto funciona? Simples, um pomodoro consiste em um tempo de trabalho totalmente focado e a cada pomodoro realizado você deve fazer um pequeno intervalo. A forma mais popular é com pomodoros de 25 minutos e intervalos de 5, sendo assim, na pratica, a cada 25 minutos trabalhos você deve descansar 5.
Vamos partir um pouco para a pratica, como poderia ser organizado a utilização desta técnica? Segundo a literatura do tema (e algumas praticas adquiridas com a experiência), você deve seguir os seguintes passos:
  • Planejar suas tarefas: Antes de começar os pomodoros do dia, você deve pegar o seu bloquinho de rascunho ou mesmo a ferramenta onde você gerencia seus to-do list e anotar todas as tarefas que você deseja realizar no dia, evitando assim começar um pomodoro e parar no meio do período para procurar o que fazer. Faça isso de maneira sucinta.
  • Controlar o tempo: Uma palavra define esse passo, comprometimento. Se comprometa a não desviar a atenção da sua tarefa de forma alguma dentro dos 25 minutos do seu pomodoro e não faça mais do que 5 minutos de intervalo entre os pomodoros. É claro que casos de exceção podem acontecer, como por exemplo um cliente ao telefone precisando de suporte, mas como já dito, é caso de exceção. Use um cronometro simples para controlar o tempo do pomodoro e o tempo do intervalo.
  • Registrar os passos: A cada final de pomodoro, faça uma marcação na tarefa em que você trabalhou neste pomodoro, caso esta tarefa ainda esteja pendente. Este processo deve ser repetido até que a tarefa seja concluída, onde a tarefa deve ser marcada como finalizada. Assim é possível fazer um levantamento aproximado de quanto tempo foi necessário para concluir cada tarefa. Uma boa praticar é anotar também quantas vezes você foi interrompido e/ou perdeu o foco.
  • Visualizar resultados. No final do dia, você consegue analisar quantos pomodoros foram feitos sem interrupções, quantas interrupções ocorreram, quantas e quais tarefas foram concluídas e quais ainda estão pendentes. Ao final de uma semana, com esses dados é possível levantar qual foi o seu progresso utilizando o método do tomate.

Uma boa pratica é, a cada 4 pomodoros, fazer um intervalo maior, algo por volta dos 15 minutos. Confesso que uma forma que me ajudou a ser disciplinado em meus pomodoros foi encara-los como um desafio, onde meu desafio é passar 25 minutos sem desviar o foco de uma tarefa e como recompensa tenho 5 minutos para descansar a mente, dar uma volta para melhorar a circulação, verificar e-mails, tomar um café, etc, e posso dizer que funcionou, senti que minha produtividade aumentou, consegui identificar os meus principais motivos de distração e no final do dia tenho uma lista completa do meu andamento diário e parte do meu planejamento (se sobrar tarefas) do dia seguinte.
Acesse o site oficial da The Pomodoro Technique para ter acesso ao livro oficial (infelizmente somente em inglês), e outros materiais gratuitos muito interessantes para você começar hoje mesmo a gerenciar o seu tempo com simplicidade da técnica do tomate. Aproveite e teste o cronometro para pomodoro que disponibilizamos aqui no blog, ele segue a regre de 25 minutos de pomodoro para 5 de descanso e a cada 4 pomodoros sem interrupções ele entre em um tempo de descanso de 15 minutos, espero que gostem =).

Nenhum comentário:

Postar um comentário